Quantcast
Channel: Marja de Sordi – Viés | O outro lado da rede
Viewing all articles
Browse latest Browse all 20

Lei Anti-Fumo?

$
0
0

Com o SPFW (São Paulo Fashion Week) acontecendo na última semana, o Brasil recebeu a visita de uma infinidade de modelos famosas e algumas celebridades.

Entre os famosos, destaque para a modelo da victoria secrets Alessandra Ambrósio e o galã internacional Ashton Kutcher. Os dois vieram para desfilar e fotografar a campanha para a grife Colcci.

Ashton Kutcher e Alessandra Ambrosio da boate.

Ashton Kutcher e Alessandra Ambrosio da boate.

Depois de cumprir a agenda, os garotos propaganda da Colcci foram badalar pela cidade de São Paulo, na casa noturna 3p4. Algumas horas depois de os dois deixaram o local, caiu na internet um vídeo que mostra os dois fumando cigarros dentro da boate.

A 3p4 agora está enfrentando um processo por permitir cigarro em ambiente fechado.

A cidade de São Paulo é pioneira na lei que proíbe o cigarro em locais fechados, e em muitos outros locais, para que se entenda melhor:

Não pode fumar

No interior de bares, boates, restaurantes, escolas, museus, áreas comuns de condomínios e hotéis, casas de shows, açougues, padarias, farmácias e drogarias, supermercados, shoppings, repartições públicas, hospitais e táxis.

Pode Fumar

Em casa, em áreas ao ar livre, estádios de futebol, vias públicas, nas tabacarias e em cultos religiosos, caso isso faça parte do ritual. Quartos de hotéis e pousadas, desde que ocupados por hóspedes, estão liberados.

Fonte: http://www.leiantifumo.sp.gov.br/portal.php/lei

Aqui vamos nos perguntar, será que essa lei funciona na prática? A multa prevista para estabelecimentos que desrespeitam a lei antitabagista varia de R$ 792,50 a R$ 15.850,00.

Se as pessoas fumando na boate, não fossem celebridades, e sim pessoas comuns o vídeo seria filmado? Quer dizer, os seguranças da casa noturna provavelmente não tinham autorização para chegar perto dos famosos, quanto mais chamar atenção pelos seus hábitos.

Coloco dúvidas a respeito da lei, pois vejo várias casas noturnas de Porto Alegre (que também é adepta dessa lei nos mesmos formatos descritos anteriormente) não respeitando, assim como em bares e restaurantes a lei é colocada de lado em prol dos clientes. Mesmo não tendo um local próprio para fumantes, é comum depois de determinada hora da madrugada que se veja muitos fumantes, fumando livremente nas casas noturnas.

O órgão responsável pela fiscalização não aplica multas normalmente. Não antes de uma notificação para que o estabelecimento consiga se adaptar as normas, mas eu como fumante não vejo muita perspectiva para que o fumo realmente seja banido de todos os locais propostos pela lei.

Normalmente a área para fumantes desses locais, é pequena e chega a formar filas de espera. Os seguranças não têm como fiscalizar todos os fumantes de uma festa, e sempre vai ter alguém que não vai ligar e acender um cigarro no meio da pista.

Acho a lei anti-fumo democrática, afinal quem não é fumante não fica obrigado a conviver com algo que o incomoda.

Por outro lado, já deixei de freqüentar diversos lugares simplesmente porque não havia área para fumantes, e é um incomodo levantar da mesa e sair do ambiente só para fumar um cigarrinho.

Acho que a única solução que agradaria pelo menos em parte, seria que o estabelecimento notificasse o cliente como procede nesses casos. Pode ser uma simples placa, mas que siga as regras da casa, não que esteja pendurada na parede para enfeite como vejo em muitos lugares que exibem “FUMO ZERO”.

Assim, quem não é fumante pode optar por freqüentar ou não o lugar, sabendo que vai ter que conviver com quem fuma, assim como eu opto por não me sentar em um lugar que não atenda as minhas vontades como fumante.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 20

Latest Images

Trending Articles





Latest Images